MANUTENÇÃO PREDITIVA

A Manutenção Preditiva é atualmente uma grande aliada dos setores de manutenção, engenharia, projeto, processo, qualidade, dentre outros; quanto ao controle, planejamento e otimização do funcionamento dos ativos de uma determinada empresa.

Quando se fala em preditiva lembramos da palavra “condicional”, que traz à tona o real significado e intuito da manutenção preditiva – manutenção condicional (do inglês) onde é avaliada a condição real do equipamento, seja mecânica ou eletricamente no exato momento do seu funcionamento.

Os benefícios da manutenção preditiva são vários, porém, para obtê-los, requer que seja implementado uma sistemática para visitas periódicas onde haverá a composição de histórico de máquina quanto ao seu comportamento individual, configuração e parametrização prévia de forma adequada, e uma série de outros detalhes que devem ser seguidos à risca.

A preditiva se aplica em grande parte na indústria, em diversos setores, tais como automotiva, papeleira, farmacêutica, alimentícia, química, dentre outros. Também se aplica às áreas de facilities (Rede hoteleira, condomínios, shoppings, edifícios comerciais, supermercados, companhias de saneamento, etc.)

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Análise de Vibração

Técnica pertencente à manutenção preditiva, que através das medições das vibrações presentes nos equipamentos, analisa as causas e severidades dos defeitos durante o seu funcionamento.

Inspeção Termográfica

Técnica, sem contato manual, pela qual são avaliados os componentes elétricos através das imagens térmicas geradas pelo termovisor, a fim de evitar falhas por superaquecimentos.

Balanceamento

Serviço de correção em campo (em 1 ou 2 planos), sem a necessidade de desmontagem do equipamento. Realizado em rotores, eixos, polias, etc.

Alinhamento a Laser

Serviço de correção com precisão a laser, realizado em equipamentos com transmissão por acoplamento (entre eixos) ou polias.

Ultrassom (Ar comprimido)

Inspeção de vazamentos em sistemas de ar comprimido, linhas de alta tensão (Efeito corona), condição de lubrificação e sistemas de gases.

Análise de Óleo

Análise da condição do óleo quanto a sua qualidade no funcionamento do mesmo. Realizado em óleos lubrificantes.

ODS (Estrutural)

Análise de torção de base com correção e melhor distribuição de forças. Avaliação estrutural realizado em bases de equipamentos e solo.

Técnicas Multiparâmetro

Aplicação de diversas técnicas preditivas para se obter melhorias no funcionamento dos equipamentos.

Treinamentos

Realização de treinamentos preditivos teóricos e práticos e consultoria na implementação e reestruturação de planos de preditiva.